Qualquer atividade física moderada é benéfica ao ser humano. Quando exercitamos, o nosso organismo libera a endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar.Conseguimos um aumento do tônus muscular, da capacidade cardiocirculatória e retardamos o envelhecimento. Temos à disposição exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Os aeróbicos têm como finalidade principal melhorar nossa capacidade cardiocirculatória, desde que se realizados durante determinado período e mantendo-se a freqüência cardíaca dentro dos parâmetros pré-estabelecidos. Exemplos: bicicleta, natação, futebol, voleibol, peteca, caminhadas, basquete e etc. Os anaeróbicos proporcionam o aumento do tônus muscular. Exemplo: musculação. O interessante é unir as duas categorias.
A falta de atividade física poderá levar uma pessoa a desenvolver, se tiver predisposição, a fibromialgia ou Fibrosite, uma doença que afeta as fibras musculares provocando dores sem explicação lógica. Não é detectada em exames laboratoriais, raios-X ou ultra-som. É queixa constante por parte de portadores do TP com agorafobia. O retorno à atividade física reverte a situação.
Se não puder exercitar-se, pelo menos faça caminhadas três vezes por semana, mas paulatinamente, seguindo o aumento de sua resistência física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário